domingo, 1 de janeiro de 2012

Novo momento

O ano de 2011 começou com o veleiro Best Fellow ganhando a primeira etapa do campeonato brasileiro da classe ORCi. O evento foi em Jurere em fevereiro e a partir dai o barco ficou em seco no clube até dezembro.
Durante o ano todo tivemos muito trabalho e começamos a construir nossa nova casa. Eu fiquei trabalhando na GND e ajudando na casa. A Cris assumiu a obra da casa e se envolveu com isso o ano inteiro.
Tivemos que fazer muitas mudanças: vendemos nossa cobertura no bairro João Paulo pra financiar a obra da casa. Pra isso acontecer alugamos um apartamento e nos transferimos pra Jurere. Pelo final do ano precisei vender o veleiro Best Fellow pra cobrir os custos da casa.
Assim hoje estamos com uma ótima e confortável casa. Foi difícil mas satisfatório todo o processo de construção, todo envolvimento e todo o resultado.
Pra conseguir alcançar este objetivo tivemos que abrir mão de outros. Agora será possível reavaliar a condição financeira e começar o novo projeto.
Nosso objetivo é conseguir um veleiro maior e confortável pra fazer cruzeiro.
Então 2012 será um ótimo ano. Vamos pesquisar, estudar e avaliar veleiros que nos interessam.
As fotos a seguir mostram, rapidamente, o porcesso de construção de nossa casa. Começou em Maio de 2011 e terminou em Dezembro de 2011.

sábado, 26 de novembro de 2011

O veleiro Best Fellow foi vendido.

A partir de dezembro de 2011 a Veleiro Best Fellow não é mais propriedade nossa.
Ele está sob o comando de novo comandante, sr Hans Peter. O veleiro ficará em Florianópolis, a princípio.
Agora estamos à procura de novo veleiro pra nossa família.

terça-feira, 7 de junho de 2011

BEST FELLOW parado há 4 meses.

Desde fevereiro que não colocamos o Best Fellow pra navegar.
Estamos com muita coisa pra fazer, trabalho ocupando muito tempo, familia mudando de endereço, crianças exigindo mais atenção....
Assim o Best Fellow está em seco há 4 meses. Só a chuva pra molhar o veleiro.
O plano de participar do Campeonato Brasileiro da Classe ORC Internacional 2011 foi cancelado.
Participamos da primeira etapa em Floripa, onde ganhamos, mas desistimos da segunda (Buzios) e terceira (Ilhabela) etapa. Vamos tentar ir pra última etapa no Rio de Janeiro, mas já sei que vai ser difícil.

Caso o Best Fellow não parta pra outra praia (se for vendido), quem sabe em 2012 poderemos retomar o plano de participar do campeonato brasileiro em todas suas etapas.

Enquanto isso estamos cuidando do veleiro em seco.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Circuito 2011 - VENCEMOS!!

Terminou o Circuito Oceânico de Santa Catarina!!
Não foi fácil conseguir o que conseguimos.

No segundo dia de regatas teve duas regatas de Barla-sota. A primeira foi muito boa com uma excelente largada do Andre Mirsky. Velejamos bem sem erros, mas o San Chico nos venceu por 30segundos. Na segunda regata do dia largamos escapados, retornamos e corremos atrás do prejuízo. Buscamos os concorrentes e ficamos em primeiro.
No terceiro dia teve a regata de longo percurso. Sofrimento...mas largamos bem e os concorrentes não se afastaram muito de nosso barco, que era o mais lento na água. Até chegamos no real muito a frente de outro SK30 mais moderno e 400kg mais leve. A regata foi rápida uma vez que usamos a vela balão tanto pra ir até a Ilha do Xavier como pra voltar (42mn no total), pois o vento mudou bem na hora da montagem. Isso facilitou um pouco nossa regata. Essa regata, ganhamos na classe e na geral!!
No quarto dia tinha previsão de 2 barla-sota que não aconteceram por falta de vento. Sem vento, voltamos ao clube.
No último dia aconteceram 2 barla-sotas. Poderíamos ficar tranquilos e largar sem estresse, mas a competitividade dos tripulantes nos fez pagar um preço. Ficamos no meio dos barcos grandes na largada e eles nos colocaram pra fora. Largamos escapados e tivemos que voltar, isso nos custou um terceiro lugar na primeira regata. Na segunda regata com o nervosismo à bordo, cometemos 2 erros de manobra. Falha mecânica que aumentou o nervosismo. Mesmo assim estávamos na frente dos concorrentes até cometermos os erros. Depois tivemos que nos recuperar e acabamos em segundo na última regata.

Com este desempenho vencemos o campeonato na classe ORCi 600 e ficamos em segundo na geral.

Foi muito bom e provamos pra muitos que o que realmente faz a diferença são velejadores experientes e equipamentos novos. A soma destes 2 ítens faz de um barco um vencedor.

Acredito que pra continuarmos vencendo deveremos seguir esta fórmula:
Velejadores profissionais e experientes mais equipamentos novos e alta qualidade.
ANDRE MIRSKY
XANDI PARADEDA
BETO PARADEDA
KYRA PENIDO
LARISSA JUK
MARCO RACY
LEONARDO DEBONI
VELAS DE CARBONO COM FIO CONTÍNUO DA OLIMPIC SAIL
resultaram nas conquistas destas regatas.

OBRIGADO A TODOS!!!

Agora vamos tentar patrocínio pras outras etapas do compeonato brasileiro.

Todas as fotos a seguir são da Kriz Sanz - http://www.esportesdomar.com.br/

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Circuito Oceanico Ilha de Santa Catarina 2011

Começou ontem, dia 08 de fevereiro, o Circuito Oceanico em Jurerê. O Best Fellow se inscreveu na classe ORC Internacional visando participar do Campeonato Brasileiro da classe. O Circuito é a primeira etapa do Campeonato Brasileiro da classe ORCi, depois vem Buzios em 21de Abril; Ilhabela em 03deJulho e Rio de Janeiro em 27de Outubro.
Assim completaria um campeonato com 4 etapas do brasileiro na classe ORCi no ano de 2011.

Nossa equipe é formada por:

Xandi Pareda - tático e trimmer da grande
Andre Mirsky - timoneiro
Beto Paradeda - trimmer da genoa / balão
Larissa Juk - trimmer balão
Kyra Penido - proeira
Marco Racy - auxiliar de proa
Eu (Leonardo) - secretaria

No Circuito Oceanico iniciamos bem. A primeira, das 8 regatas previstas pro evento, foi de 35milhas (médio percurso segundo a organização). Largamos muito bem, na frente de toda flotilha. Fizemos 2 bóias na baia de Jurere, rumamos pra Ponta das Canas, depois Ilha do Arvoredo, depois Ilha Mata fome e a chegada em Jurere. Foi demorada (mais de 7 horas), mas conseguimos manter um desempenho que nos resultou na vitória da regata.
Começamos com o pé direito!!!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Volta a Ilha 2010

Sábado dia 04 de dezembro teve a última regata do calendário da Copa Veleiros de 2010.
Entramos na água sem o time oficial.
Regata difícil pra estes simples mortais...hehehe. Largada rumo sul e com chuva e vento sul forte.
Depois de passar por bancos de areia e chegar na barra sul da Ilha, subimos o balão e rumamos pro norte.
Perto do través da praia Mole o vento parou e ficamos 40 minutos parados com zero de velocidade. Neste ponto estávamos perto dos concorrentes.
Foi difícil manter a motivação à bordo. Os concorrentes conseguiram seguir adiante e nós ficamos parados.
Depois de várias mudanças de vento chegamos no norte da Ilha à noite. Depois, com vento fraco fomos nos aproximando da linha de chegada. Demoramos 15 horas e meia pra fazer a volta. Chegamos 2 horas depois dos concorrentes...pois é... um dia assim não é fácil.
Mas esta é uma regata que ainda é um taboo pro Best Fellow. Nunca conseguimos ganhar. Vamos nos preparar pra 2011!!!

Fotos de Cris Sanz.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Regata Mormaii 2010

Neste sábado, dia 20, teve a regata Mormaii que faz parte do calendário anual da Copa Veleiros de Oceano de SC.
A largada ocorreu em frente ao trapiche (em construção) da Beira mar Norte em Floripa. Seguiu rumo norte com vento de nordeste fraco. Uma hora e meia depois o vento parou. Dois barcos que ficaram a barlavento de todo flotilha conseguiram seguir adiante (Zeus e Kiron). Os demais barcos ficaram parados até o vento retornar uns 20min depois. Nós estávamos ao lado do Katana (adversário direto nas classe Orc Inter 600).
Depois do retorno do vento foi seguir pra Jurere e montar a bóia do navio e retornar a sede do ICSC em Jurere (chegada). No tempo real chegamos a frente do adversário. Isso foi muito importante uma vez que existem questionamentos sobre a validade de medições emitidas pela ABVO pros barcos SK30.
A festa no clube foi muito boa com sorteio de brindes da Mormai. O Paulinho e o Guedes ganharam um brinde cada, como também a Cris (capitã-mor) e a Juliana do Nando. Depois disso voltamos de barco pro centro eu o Guedes e o Paulinho.
No dia seguinte a ABVO remediu o Best Fellow e o Katana nas mesmas condições de vento e maré.
A próxima regata vai ser a 42 Volta a Ilha de SC no dia 4 de dezembro. Vamos ter atleta olímpico à bordo!!

domingo, 10 de outubro de 2010

Regata Itajaí - SEXTA etapa da Copa Veleiros 2010

Neste sábado dia 9 de outubro largamos em Jurerê rumo a Itajaí na sétima regata Marejada. Tinha muito pouco barco na água.
As condições de vento e mar foram muito parecidas com a regata do mês anterior. Vento sul forte e ondas de 1metro a 2 metros de altura.
Mas como o céu estava azul tudo ficou mais fácil. Quando chove que fica ruim. Foi um evento muito divertido onde o pega entre o Best Fellow e o Katana aconteceu desde a largada até a chegada. O tempo de regata foi de 4 horas. A ANI (associação nautica de itajai) foi quem nos recebeu e organizou a evento com o ICSC. O barco AYSSO da Família Schurman também esteve presente na regata com o comandante Vilfredo à bordo.
Largamos bem, na frente dos demais. Na tripulação estava Paulinho Ribeiro no leme e tática, Marquito nas escotas, Guedes na secretaria e eu na proa e só nós 4. Tivemos que nos virar em 2 nas manobras de jibe.
O balão subiu na largada e só baixou na chegada. Fomos com a genoa em cima também pra proporcionar uma regularidade na velocidade do barco. As ondas estavam difíceis de surfar e faltava um pouco de força de vento pra fazer o barco planar.
Logo depois da largada já estávamos lado a lado com o Katana. Isso ficou por 2 horas depois arriscamos trocar de lado (de sota pra barla vento) com o Katana e conseguimos passá-lo. No entanto a tática deles foi melhor e eles conseguiram avançar mais em linha reta e nós buscamos um ângulo mais orçado que nos custou algumas milhas a mais.
Na chegada ficamos no tempo real atrás mas no corrigido ganhamos.
O evento teve um contra-tempo na chegada pois a Comissão estava atrapalhada e não marcou direito os tempos de cada barco. Mesmo assim ficou muito próximo do real e os resultados foram satisfatórios.
A seguir fotos tiradas pela Kriz do site http://www.esportesdomar.com.br/

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Regata Floripa - Bal. Camboriu 18 de set de 2010

Sábado, dia 18, largamos na regata de Floripa pra Bal. Camboriú.
O vento Sul prometia uma regata rápida.
Desde a largada até a chegada foram 35 milhas de BALÃO, muito vento e ondas de 1 metro ajudavam o barco a velejar a 12 nós!
Nossa tripulação estava desfalcada, faltaram 3 tripulantes titulares e participamos com 5 à bordo (sendo 2 substitutos).
O vento exigiu bastante do timoneiro (Paulinho Ribeiro) que segurou o barco na ponta dos dedos.
Largamos bem e ficamos um terço da regata na frente do concorrente (nos inscrevemos na ORC Intern 600). Depois de atravessar o barco numa rajada o concorrente abriu uns 5 comprimentos de barco de vantagem. Corremos pra consertar o erro e mantivemos uma distância de 3 barcos até a chegada.
Foi uma regata difícil se olhar somente para a condição climática. Muita adrenalina nas surfadas das ondas. Até baleias apareceram no meio da regata. Desviamos de 2 grandes baleias mas o veleiro Revanche não conseguiu e bateu em uma delas.
No final ganhamos a regata com 4minutos e 52segundos de vantagem. Ótimo resultado!!
As fotos do Best Fellow são da Kriz - http://www.esportesdomar.com.br/

domingo, 12 de setembro de 2010

Divulgação

O Best Fellow foi campeão da classe ORC-CLUB 670 .
Divulgação referente ao resultado na Rolex Ilhabela Sailing Week 2010.

Revistas: 12

Jornais: 5

Sites na Internet: 12

Links no Google: mais de 20

www.360graus.terra.com.br
http://www.esportesite.com.br/ - http://www.esportesite.com.br/2010/07/26/cinco-barcos-de-santa-catarina-sao-campeoes-em-ilhabela/